Ramo Acessório do Canal da Mandíbula

O nervo alveolar inferior -NAI – é um ramo do nervo mandíbular, a terceira divisão do nervo trigêmeo (V par craniano). O nervo mandibular penetra o interior da face lingual do ramo da mandíbula através do forame da mandíbula; o NAI tem seu trajeto no interior do canal da mandíbula, assumindo a direção inferior e vestibular, até emergir na face externa do corpo da mandíbula por meio do forame mentual (este último situado, na maioria das vezes, na região dos pré molares inferiores).

Os nervos alveolares inferiores direito e esquerdo são responsáveis – em suas hemi arcadas correspondentes – pela inervação dos dentes inferiores, tecido ósseo perirradicular, papilas interdentais, lábio inferior bem como mucosa e gengiva vestibular dos dentes anteriores.

O estudo radiográfico, em especial o tomográfico, permite a observação da relação de contato/proximidade entre o elemento dental e o trajeto do canal da mandíbula. Frequentemente, podem haver variações anatômicas da trajetória do canal da mandíbula, sendo a TC mais sensível na detecção destes casos.

 A constatação de variações do canal da mandíbula permite um planejamento cirúrgico mais acurado: a presença de ramos acessórios pode implicar no uso de técnicas anestésicas complementares, além de se evitar acidentes operatórios (risco de parestesia).

 

Sequência de cortes sagitais e coronais mostrando a relação de contato entre raízes do dente 38 e o canal da mandíbula (CM) e seu ramo acessório (N). O ramo acessório (N) apresenta orientação oblíqua em direção superior e vestibular, em contato com a coroa do dente 38. O canal da mandíbula (CM) segue inferiormente às raízes do dente 38, em contato com as mesmas.

 

Referências bibliográficas:

Differences between panoramic and Cone Beam-CT in the surgical evaluation of lower third molars. Rodriguez Y Baena RBeltrami RTagliabo ARizzo SLupi SM. J Clin Exp Dent. 2017 Feb 1;9(2):e259-e265. doi: 10.4317/jced.53234. eCollection 2017 Feb.

Andrade YDN, Araujo Junior EB, Souza LMA, Groppo FC. Análise das variações anatômicas do canal da mandíbula encontradas em radiografias panorâmicas. Rev Odontol UNESP. 2015 Jan.-Feb.; 44(1): 31-36. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.977

 

 

Fazer comentário

4 × 3 =