Anomalias Dentais – Dentes Supranumerários

Dentre as anomalias que podem ocorrer no complexo maxilo mandibular, existem as que acometem as bases ósseas (como a macrognatia ou micrognatia, por exemplo) e as anomalias que afetam os elementos dentais.

-As anomalias dentais podem abranger sua morfologia, tamanho e o número de elementos presentes no arco dental.

-Cada arco dental possui 16 elementos. Anomalia de número significa o desenvolvimento de dentes a mais (supranumerários) ou dentes a menos (agenesia).

-A presença de elementos supranumerários podem atrasar ou prejudicar a irrupção de outros dentes – o que pode levar à maloclusão. Ainda, podem causar reabsorções radiculares e formações císticas, por exemplo.

-Os exames de imagens são úteis no diagnóstico/identificação de elementos supranumerários. A tomografia computadorizada, em especial, evidencia a relação de contato (ou proximidade) entre os elementos supranumerários e elementos vizinhos, bem como corticais e reparos anatômicos correlatos, o que favorece o planejamento cirúrgico.

Radiografia periapical da região de incisivos centrais superiores. Nota-se a presença de elemento dental supranumerário microdôntico não irrompido (posição vertical invertida) em região de linha média, entre os elementos 51 e 21.

 

Radiografia panorâmica mostrando a presença de supranumerários em região de pré molares de ambos os arcos, bilateralmente.

 

Radiografia panorâmica que evidencia a presença de dois supranumerários em região de linha média da maxila

 

Vista panorâmica que mostra a presença de elemento supranumerário em região anterior do processo alveolar da maxila, lado direito, não irrompido (posição horizontal, com coroa voltada para posterior).

 

Cortes axiais e sagitais evidenciando a presença de elemento supranumerário (S.1.) em região anterior do processo alveolar da maxila, lado direito, não irrompido (posição horizontal, com coroa voltada para posterior). Notar a relação de contato com as raízes dos dentes 12 e 11.

 

Radiografia panorâmica. Notar, em processo alveolar da maxila, a presença de elemento supranumerário ao lado direito, e, odontoma do lado esquerdo.

 

Cortes tomográficos sagitais mostrando elemento supranumerário em maxila do lado direito (seta S.1., em contato com a cortical palatal) e odontoma em maxila do lado esquerdo (seta O, em contato com a cortical vestibular).

 

Cortes tomográficos axiais mostrando elemento supranumerário em maxila do lado direito (seta S.1., em contato com a cortical palatal) e odontoma em maxila do lado esquerdo (seta O, em contato com a cortical vestibular).

 

 

Referências:
-Cammarata-Scalisi F, Avendaño A, Called M.Main genetic entities associated with supernumerary teeth. Arch Argent Pediatr. 2018 Dec 1;116(6):437-444. doi: 10.5546/aap.2018.eng.437.
-Negrete D; Carvalho PEG; Fuziy A; Torres FC; Triviño T; Flaiban E. Prevalência de dentes supranumerários em pacientes de Ortodontia. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo 2015; 27(1): 6-13, jan-abr.

Anomalias Dentais – Dentes Supranumerários
4.7 (93.33%) 6


Fazer comentário

dezessete − 11 =